sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

Após a leitura da entrevista de Pedro Demo com o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, fiquei alguns minutos refletindo sobre os avanços e desafios que a tecnologia nos impõe a cada momento.

Voltar no tempo e repensar nas práticas pedagógicas nos remete a um marco na educação: o antes e o depois do computador.

Hoje temos a oportunidade de fazermos as mesmas coisas com a tecnologia cobrindo com uma nova roupagem as atividades curriculares, elas são adornadas de cor, imagem, sons e animações com possibilidades de interação instantânea.

A nossa atuação docente só passará por mudanças quando despertarmos para esta realidade que praticamente nos obriga a sermos cada vez mais críticos e acompanharmos a evolução tecnológica. Precisamos participar deste mundo globalizado e desencalharmos do processo de ler, escrever e contar (Pedro Demo).

Creio na força e determinação que emanam dos verdadeiros educadores, daqueles que buscam aprender a aprender e aprimorar conhecimentos despertando-nos a vontade de sair do banco de vítimas do sistema e sermos autores de uma história de constantes transformações.

Ai sim, estaremos em condições de oferecermos estratégias que possibilitam aprendizagem de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário