Textos
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.
Por currículo se entende a síntese de elementos culturais (conhecimentos, valores, costumes, crenças, hábitos) que conformam uma proposta político-educativa pensada e impulsionadas por diversos grupos e setores sociais cujos interesses são diversos contraditórios.
Segundo (Bruner, 1969-89)... Um currículo reflete não só a natureza do conhecimento em si mesmo, como também a natureza do conhecedor e do processo de aquisição de conhecimentos. Conhecer é um processo, não um produto.
A integração entre tecnologias e currículo abre espaço para uma transformação na escola, na sala de aula oportunizando experiências de um ensino aprendizagem eficaz, contribui também na formação cidadã com vivência democrática que se amplia através das tecnologias.
É necessário romper com alguns conceitos que implica na representação do pensamento de forma tradicional em novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora....).
O projeto é desenvolvido na tentativa de transformar uma situação problema em aprendizado eficaz partindo de um conjunto de ações julgadas necessárias. Deve prevalecer a abertura e flexibilidade para o aluno ser produtor de conhecimento, enfrentado desafios, reconstruindo práticas refletindo sobre a relevância de unir prática a luz de teorias.
Julita Freire Marques.
30/09/2010.
Parabéns, Julita, você expressou muito bem sobre a riqueza que é o trabalho com projeto. O projeto, além de dar sentido à aprendizagem, possibilita realmente que o aluno tenha participação ativa na construção do conhecimento.
ResponderExcluirOi amiga,
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom. Concordo com você quando fala que integração das tecnologias e currículo proporciona um aprendizado eficaz, pois sem dúvida o envolvimento da mídia nas atividades escolares é um desafio maravilhoso, lembrando que tecnologias educacionais apresentam-se como mais um recurso oferecido para a formação do educando, tornando os cidadãos autônomos e conscientes.