quinta-feira, 29 de abril de 2010

“Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”

A predisposição para a aprendizagem me impulsiona em busca de novos desafios de realização profissional, democrática que se descortina no contexto da educação brasileira atual. Pois sei que o aprender e ensinar se torna cada vez mais indispensável.
Na ênfase desta troca de experiência sempre trabalho aguçando a curiosidade, mostrando que os avanços da tecnologia exigem compromisso, interesse e, sobretudo conhecimentos para o uso responsável desta ferramenta tão eficaz na aprendizagem efetiva dos alunos, através do cotidiano que vivenciam na escola, que deve desenvolver neles as habilidades e competências, como condicionalidades para o exercício da cidadania.
Às vezes reclamamos do comportamento dos alunos antes mesmo de conhecê-los, ouvi-los. Para acontecer verdadeiramente à aprendizagem é necessário deixá-los demonstrar suas idéias e anseios.
Sob essa ótica, procuro desenvolver uma prática interativa, ouvindo os colegas, aprendendo com cada um, tendo em vista que através dela tenho uma visão estratégica de conjunto.
Sinto-me bastante tranqüila para abandonar práticas antigas e convencionais, e trilhar por caminhos inovadores com vista no aprimoramento do sistema educacional, promovendo a interação entre as equipes escolares que possam assumir a autonomia pedagógica financeira e administrativa da gestão escolar.
Segundo José Armando Valente,

“O educador deve saber utilizar teorias para poder organizar ambientes de aprendizagem que sejam adequados aos interesses e necessidades dos aprendizes, de modo que eles possam desenvolver os respectivos potenciais de aprendiz e de agente de aprendizagem”.

A partir dos estudos realizados sobre o tema das tecnologias, posso ressaltar o consenso em torno da sua necessidade, pertinência, oportunidade e capacidade estratégica para superação das dificuldades.

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